Mobile Web Server II

março 12, 2007

O nome do projeto é Raccoon, e está hospedado no Source Forge (link). É uma iniciativa da Nokia, open source. Você pode saber mais aqui. Se quiser instalar, irá precisar de um gateway. O projeto pode lhe fornecer uma conta, é só pedir.

Agora, por que um servidor rodando no celular? E o que acontece?

A primeira coisa que vai notar é que há acesso direto ao telefone. E a tudo. Quem acessar meu mobsite vai encontrar várias restrições, mas em tese eu poderia ter liberado acesso a todo e qualquer conteúdo lá armazenado: mensagens, logs de chamadas, contatos, imagens, softwares, calendário, arquivos de sistema, etc. Aliás, aproveitei e fiz backup de tudo.

E assim como há acesso ao conteúdo, você também pode acessar as funções. Por exemplo, você pode pelo site me contatar e pedir para eu tirar uma foto. Esta foto será transmitida imediatamente pela web e você verá o que estou vendo. Ou você pode, pelo site, me enviar uma mensagem – instantânea, e a mensagem aparece na tela, ou não, e a mensagem vai para a caixa de entrada.

Você pode também ativar a função de bluetooth do celular remotamente e detectar os endereços de bluetooth que estejam na área de contato do aparelho.

Ou você pode saber onde estou apenas acessando o endereço na web.

Além disso, eu posso criar mobsites de acordo com o perfil selecionado em meu telefone (se estou em reunião, posso deixar a página com acesso a mensagens).

Uma função interessante desenvolvida é a integração do browser (desktop) com o celular. Você pode selecionar um número de telefone na página e ligar direto de seu browser – ou enviar um SMS. Funciona com Firefox apenas e precisa do plugin Greasemonkey. Link.

Deixe uma resposta

