Eu tenho uma nova tecnologia, e agora?

abril 18, 2007

Ou, divagando sobre o desenvolvimento do mercado de mobilidade.

Meu trabalho é essencialmente comercial. Trabalho com novas tecnologias, mais especificamente, tecnologias móveis. Marketing móvel. Ou, em português, mobile marketing. E, por isso, não posso me preocupar apenas com técnicas de venda. Na maior parte do tempo é preciso desenvolver todo o processo: da apresentação da tecnologia ao mercado; a identificação dos participantes-chave para a divulgação da tecnologia e suas vantagens; a realização de ações com empresas early-adopters, capazes de se satisfazerem e divulgarem os benefícios (venda sua nova tecnologia para alguém da maioria conservadora e seu produto já era); a criação de uma rede de informação; a educação; e, por fim, a venda.

Não é pouco trabalho. Para dar um exemplo, comecei a trabalhar com os dispositivos de bluetooth/infravermelho no início do segundo semestre de 2005. Com os códigos de barra no celular, no início de 2005. E somente agora começamos a ver resultados.

Mas, bem, como disse, não é pouco trabalho. E, por isso, não posso me fiar no Og Mandino como literatura de vendas. É importante uma abordagem mais cientifícia. Na verdade, estamos falando de vendas, de contato, de interações sociais. É importante entendermos a sociedade em que estamos inseridos e o padrão cultural e de interações de seus indivíduos, se queremos ser bem sucedidos com uma nova tecnologia.

Tendo dito isto, gostaria de elaborar um pouco mais sobre recente análise, tendo como base perfis padrão de usuários de celular, e questões culturais inerentes a sociedades periféricas.

(referências no texto: Og Mandino, The Greatest Salesman in the World / Early-adopters)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: