O blog, o outro blog e uma história

maio 18, 2007

Eu posto com pouca regularidade, não por falta de idéias, mas pelo tempo que escasseia e a falta de sincronia entre idéias e estar sentado à frente do laptop. Meu pensar é peripatético, o que favorece eu usar o celular para postar. Mas daí para a ação…

E agora, tenho outro blog para postar: Mobilizado. Dependendo do objetivo, é melhor que esse. Notícias do mercado de mobilidade e outros assuntos relacionados, com muito mais objetividade. Vale conferir.

Por fim, estava me lembrando de uma história que acho interessante compartilhar. Em 2001 eu estava morando nas Filipinas quando aconteceu algo impressionante: 700.000 pessoas se reuniram em poucas horas em torno de um centro empresarial na principal via de Manila (EDSA) e durante quatro dias protestaram pela saída do presidente Joseph Estrada – que renunciou.

Apenas o fato de acontecer uma revolução popular pacífica em um país com pouco tempo de democracia (Ferdinando Marcos tinha sido derrubado em 1986) já é relevante por si mesmo. Mas, neste caso, todas estas pessoas foram reunidas por meio de SMS.

É isso mesmo, 700.000 pessoas protestando, reunidas em algumas horas, em um movimento organizado por meio de SMS. Veja a imagem do local.

EDSA II

Isso me marcou suficientemente para querer saber mais – estava nas Filipinas como coordenador de um projeto editorial sobre o país, à época. E eram números e números mostrando uma revolução que ainda estava por vir no resto do mundo. O resto, em termos pessoais, é história – como se esquecer de algo assim?

O principal meio de comunicação, em 2001, nas Filipinas, já era o SMS. Enviava-se mais mensagens de textos por dia do que a Europa em um mês. Isto era impulsionado por um valor mínimo, o que tornava o serviço muito barato – favorecendo a inclusão das massas pobres, que contavam agora com uma ferramenta eficiente de comunicação e informação, pois é claro que os serviços de alertas de notícias e outros similares já existiam em quantidade.

Ainda hoje as Filipinas possuem números mais que significativos, aliás: são 400 milhões de SMS por dia, para uma população de 90 milhões de pessoas. O valor médio de receita por usuário com dados é de mais de 50%.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: